Notícias
Referências da Biomedicina participaram do 4º CBCO, em Cuiabá (MT). Veja fotos do evento
Publicado em 25/08/2023 - Última modificação em 28/08/2023 às 13h33
Difundir conhecimento e informação e também promover o debate necessário para engrandecer a profissão. Com esse objetivo foi realizado de quinta-feira, 17, até sábado, 19 de agosto, o 4º Congresso de Biomedicina do Centro-Oeste, em Cuiabá (MT).
Promovido pela Associação de Biomédicos da 3ª Região (ABM-3) e Associação Brasileira de Biomedicina (Abbiom) com apoio do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), a cada dois anos, o evento reuniu centenas de participantes, entre acadêmicos e profissionais biomédicos.
Em seu pronunciamento durante a abertura, o presidente do CRBM-3 e da ABM-3, Renato Pedreiro Miguel, destacou o espaço significativo que a Biomedicina vem conquistando no estado do Mato Grosso. “Tanto as associações quanto os conselhos Federal e Regionais têm trabalhado com afinco para garantir o crescimento e o fortalecimento dessa profissão”, afirmou.
Para o presidente da Abbiom, Cláudio Lobo Mecenas os congressos são importantes para possibilitar aos profissionais a atualização constante, visto que a Biomedicina é uma profissão que acompanha a realidade da Saúde de forma ampla, o que justifica as variadas habilitações.
Uma das palestrantes convidadas veio diretamente de Portugal para participar do 4º CBCO. A biomédica, Cristiane Wrobel Fellini, professora da Escola Técnica de Estética e Cosmética Médica na Suíça, ministrou palestra sobre “A Biomedicina na Europa: desafios e perspectivas”. Com a sala totalmente lotada, a palestrante enfatizou, especialmente, as áreas da pesquisa e da investigação que são mais fortes no cenário da saúde europeia.
Ela também tirou muitas dúvidas sobre os caminhos para se atuar com a Biomedicina na Europa. “Foi muito construtivo e válido o contato com os participantes e sempre muito agregadora a interação com os outros palestrantes. Infelizmente, o tempo foi curto”, afirmou.
O fisiologista do esporte Carlos Pitrosky integrou a programação e ministrou palestra sobre sua área de atuação, entre aquelas que vem despertando interesse no mercado de trabalho. Segundo o profissional, o 4º CBCO chamou a atenção pela estrutura e organização. “A variedade de assuntos abordados num curto período de tempo foi excelente e permitiu aos participantes explorar as habilitações da Biomedicina. Os valores de inscrições acessíveis também foi um ponto positivo para a participação dos acadêmicos, principalmente”, disse.
Novato entre os palestrantes, o consultor financeiro tributário Bruno Augusto Leles de Carvalho se impressionou com a organização do evento e ficou muito satisfeito com a participação do público. Segundo ele, houve bastante interação e muita curiosidade dos futuros profissionais que pretendem empreender na área biomédica. O tema “Contabilidade e finanças para clínicas e laboratórios” foi uma novidade.
Organização
Para o professor e diretor da escola de Ciências Médicas da Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wilson Cruvinel, membro da Comissão Científica do 4º CBCO, o evento teve grande êxito com uma programação bem diversifica com temáticas atualizadas e aplicadas às diferentes áreas de atuação da Biomedicina.
Outro membro da Comissão, o conselheiro do CRBM-3 no Mato Grosso, Luciano Teixeira Gomes, aprovou a realização do evento em Cuiabá, uma vez que a participação atendeu as expectativas e as temáticas contemplaram dezenas de áreas de atuação.
Também ligada ao CRBM-3, Bruna Regina de Arruda e Silva, garante que se sentiu maravilhada ao observar o vigor e o entusiasmo de todos os participantes no 4°CBCO. “Ver como a Biomedicina vem conquistando espaço e se fortalecendo, com a presença de profissionais excepcionais e participantes de todo o estado de MT é gratificante”, reforça.
Trabalhos Científicos
Seis Trabalhos Científicos foram selecionados para apresentação:
- ·HEMOCROMATOSE HEREDITÁRIA: A FUNÇÃO DAS PROTEÍNAS NA HOMEOSTASE DO FERRO- JAIRO FRANCISCO DO CARMO
- ·ANÁLISE DO PERFIL BIOQUÍMICO SÉRICO E FUNÇÃO RENAL DE RATOS WISTAR TRATADOS COM CISSUS SICYOIDES, EM MODELO TRANSGERACIONAL DE OBESIDADE- DEBORA MELISSA BRANDAO PESSOA
- ·REPERCUSSÕES GLICÊMICAS E RESPOSTA INSULÍNICA DO TRATAMENTO AGUDO DE CISSUS SICYOIDES L. NO MODELO EXPERIMENTAL DE OBESIDADE TRANSGERACIONAL EM RATOS- JORDÂNIA LOPES DOS SANTOS
- ·AUTOMEDICAÇÃO- LETÍCIA RENOVATO DE OLIVEIRA
- ·ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA VIGILÂNCIA DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA: UM ESTUDO DOS CASOS DE ABANDONO DO TRATAMENTO- ADRYAN JHEFERSON DA SILVA NERES
- ·EFEITO DA CURCUMINA MODIFICADA NA REDUÇÃO DE BIOFILMES MISTOS DE CANDIDA ALBICANS E CANDIDA AURIS- LUCAS DE OLIVEIRA PEREIRA
Confira as imagens do 4º CBCO